segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Exercícios para o 9º Ano - função afim



1) Obter uma função a partir dos pontos A(1, 2) e B(2, 7), ou seja, f(1) = 2 e f(2) = 7.

2) Determinar o ponto de intersecção das funções f(x) = 4x e g(x) = 50 + 2x.

3) Seja f a função afim definida por f(x) = 3x – 2 e cujo gráfico é a reta r. Determinar a função afim g cuja reta correspondente passa por (-1, 2) e é paralela à reta r.




Exercícios – Função polinomial do 1º grau – Lista 3

1) Identifique as funções f: IR IR abaixo em afim, linear, identidade e constante:

          a) f(x) = 5x + 2                 b) f(x) = -x + 3
          c) f(x) = 7                         d) f(x) = x 
          e) f(x) = 3x                       f) f(x) = 2 – 4x

2) Dada a função f(x) = -2x + 3, determine f(1).

3) Dada a função f(x) = 4x + 5, determine f(x) = 7.

4) Escreva a função afim y = ax + b de cada uma das funções abaixo , sabendo que:
    
       a) f(1) = 5 e f(-3) = - 7                    b) f(-1) = 7 e f(2) = 1                  c) f(1) = 5 e f(-2) = - 4






5) Estude a variação de sinal (f(x) > 0, f(x) = 0 e f(x) < 0) das seguintes funções do 1º grau:

      a) f(x) = x + 5                                        e) f(x) = - 5x
      b) f(x) = -3x + 9                                      f) f(x) = 4x
      c) f(x) = 2 – 3x
      d) f(x) = -2x + 10

6) Considere a função f: IR IR definida por f(x) = 5x – 3 determine:
  • verifique se a função é crescente ou decrescente
  • o zero da função;
  • o ponto onde a função intersecta o eixo y;
  • o gráfico da função;
  • faça o estudo do sinal;

7) A reta, gráfico de uma função afim, passa pelos pontos (-2, -63) e (5, 0). Determine essa função e calcule f(16).

8) Determine a lei da função cuja reta intercepta os eixos em (-8, 0) e (0, 4) e verifique:
  • Se a função é crescente ou decrescente;
  • A raiz da função;
  • o gráfico da função;
  • Calcule f(-1).

9) Dadas às funções f e g, construa o gráfico das funções e descubra o ponto de intersecção dessas retas:
  • f(x) = -2x + 5 e g(x) = 2x + 5
  • f(x) = 5x e g(x) = 2x – 6
  • f(x) = 4x e g(x) = -x + 3

10) Um comerciante teve uma despesa de $ 230,00 na compra de certa mercadoria. Como vai vender cada unidade por $ 5,00, o lucro final L será dado em função das x unidades vendidas. Responda:
  • Qual a lei dessa função f;
  • Para que valores de x têm f(x) < 0? Como podemos interpretar esse caso?
  • Para que valores de x haverá um lucro de $ 315,00?
  • Para que valores de x o lucro será maior que $ 280,00?

11) Encontre o zero da função da seguinte equação de 1º Grau:

a) 13(2x – 3) – 5(2 – x) = 5(-3 + 6x)

12) Dada a função afim f(x) = - 2x + 3, determine:
a) f(1) =
b) f(0) =

13) Dada a função afim f(x) = 2x + 3, determine os valores de x para que:
a) f(x) = 1
b) f(x) = 0
c) f(x) = 3/2

14) Na produção de peças, uma indústria tem um custo fixo de R$ 8,00 mais um custo variável de R$ 0,50 por unidade produzida. Sendo x o número de unidades produzidas:
a) escreva a lei da função que fornece o custo total de x peças.
b) calcule o custo para 100 peças.

15) Dadas às funções f(x) = ax + 4 e g(x) = bx + 1, calcule a e b de modo que os gráficos das funções se interceptem no ponto (1, 6).


Respostas:


2) 1
 3) ½
4) a. f(x) = 3x + 2 b. f(x) = - 2x + 5 c. f(x) = 3x + 2
5) a. ]-5, [, x = -5, ]- , -5[ b. ]- , 3[, x = 3, ]3, [ c. ]- , [, x = , ] , [ d. ]- , 5[, x = 5, ]5, [
e. ]- , 0[, x = 0, ]0, [ f. ]0, [, x = 0, ]- , 0[
6) a. crescente b. x = 3/5 c. b = - 3 e. ] , [, x = , ]- , [
7) f(x) = 9x – 45, f(16) = 99
8) f(x) = a. crescente b. x = - 8 d. f(-1) =
10) a. f(x) = 5x – 230 b. para x < 46 c. para x = 109 d. para x > 102

11) a. {34} b.
12) a.1 b. 3 c. d. 4
13) a. -1 b. c.
14) a. C(x) = 8 + 0,5x b. R$ 58,00
15) a = 2 e b = 5


20 comentários:

  1. Respostas
    1. letra a https:
      https://www.mathe-fa.de/pt.plot.png?uid=5bacb3f0506076.85705734
      https://www.mathe-fa.de/pt.plot.png?uid=5bacb33bb79276.18431240
      letra b
      https://www.mathe-fa.de/pt.plot.png?uid=5bacb4737cef14.28035185
      letra c
      https://www.mathe-fa.de/pt.plot.png?uid=5bacb4ba4f8de2.32853909

      Excluir
    2. vai se fuder sua arrombada desgraçada

      Excluir
    3. puta merda site errado desculpa sério não era pra voce desculpa desculpa mds

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Ótimas questões para se treinar o aprendizado.

    ResponderExcluir
  4. Respostas
    1. letra a https:
      https://www.mathe-fa.de/pt.plot.png?uid=5bacb3f0506076.85705734
      https://www.mathe-fa.de/pt.plot.png?uid=5bacb33bb79276.18431240
      letra b
      https://www.mathe-fa.de/pt.plot.png?uid=5bacb4737cef14.28035185
      letra c
      https://www.mathe-fa.de/pt.plot.png?uid=5bacb4ba4f8de2.32853909

      Excluir
    2. Pontos dos eixos
      Faça x=0 ´para achar onde toca eixo y
      Ou seja o coeficiente b da função.
      Faça y=0 ´para achar onde toca eixo x

      Excluir
  5. Respostas
    1. Pontos dos eixos
      Faça x=0 ´para achar onde toca eixo y
      Ou seja o coeficiente b da função.
      Faça y=0 ´para achar onde toca eixo x

      Excluir
  6. site bom esse kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk adoro ver uns video assim kkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  7. KAKAKAKAKKKKKKKKKK "VAI SE FODER SUA ARROMBADA DESGRAÇADA"

    ResponderExcluir